Problemas de fertilidade: Por que é tão difícil procurar ajuda?

O casal decide engravidar. A cada ciclo menstrual que passa nada de o positivo chegar. Nesse momento é normal sentir ansiedade e insegurança sobre ser ou não ser fértil. Muitos casais adiam a visita a um especialista por medo ou por falta de conhecimento sobre problemas de fertilidade. Saiba porque é tão difícil procurar ajuda e porque alguns casais levam anos para engravidar.

A pessoa não sabe que tem problemas de fertilidade

Em muitos casos, a pessoa passa anos tentando engravidar sem sucesso. É claro que quando um casal decide engravidar pode levar um tempo até que a gestação ocorra. Até um ano de demora para casais saudáveis é completamente normal. No entanto, algumas pessoas não conseguem engravidar por problemas de fertilidade. Nem sempre é fácil descobrir que é infértil. Há diversos fatores que podem impedir a gravidez no homem e na mulher. Em alguns casos, a pessoa acha que só precisa fazer exames para verificar como estão os órgãos reprodutores. Entretanto, alguns problemas hormonais, como na tireoide, por exemplo, também podem fazer com que uma mulher fique infértil. Portanto, não basta fazer exames ginecológicos. É preciso ver como está a saúde como um todo.

Medo da infertilidade

Em outros casos a pessoa tem medo de ter algum problema de fertilidade e não toca no assunto ou evita se consultar com algum especialista. Essa insegurança é normal, ainda mais pra quem tem o sonho de engravidar e a cada ciclo que passa nada acontece. Lembre-se, no entanto, que hoje em dia existe tratamento para a maioria dos problemas de fertilidade.

Em alguns casos, uma simples adequação hormonal pode resolver o problema. Mesmo que você necessite de algum tipo de tratamento, hoje existem métodos extremamente eficazes e seguros. E, claro, quanto antes você iniciar o tratamento melhor. Muitos casais preferem pensar que a natureza vai agir no tempo certo. Porém, quando há problemas de fertilidade, o tratamento é necessário, caso contrário a gravidez pode não acontecer.

Preocupação com os gastos

Alguns casais têm medo de enfrentar o possível problema de fertilidade por acreditarem que os tratamentos são muito caros. Porém, cada caso é um caso e alguns pacientes têm problemas simples que podem ser resolvidos por meio de tratamentos menos invasivos. O conhecimento é sempre o melhor remédio. Lembre-se que a sua saúde e o seu sonho de ter um filho deve ser priorizado.

Problemas de fertilidade são mais comuns do que imaginamos. Mesmo um casal fértil e saudável tem apenas 20% de chances de engravidar ao mês. Em 40% das vezes o problema reprodutivo ocorre com o homem, em 40% dos casos com as mulheres e em 20% ocorrem em ambos. Portanto, caso você já esteja tentando engravidar há um ano sem sucesso, procure por um especialista. Uma avaliação especializada é o melhor método pra detectar problemas de fertilidade, escolher o melhor tratamento e permitir que o casal consiga a tão sonhada gravidez.

Para saber mais sobre os tipos de tratamento para problemas de fertilidade não deixe de visitar nosso site: https://fertilivita.com.br/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

Post anterior
Vale a pena congelar os óvulos para engravidar após estar estabilizada profissionalmente?
Próximo post
Conheça técnicas inovadoras de fertilização
Menu