Quanto tempo leva o embrião para se fixar no útero?

Fecundação

A fecundação é o momento da origem da vida. Ocorre após o espermatozoide penetrar o óvulo, formando o embrião ou zigoto. Após a ejaculação cerca de milhões de espermatozoides, nadam em direção ao óvulo. Em cerca de 15 min após a ejaculação o espermatozoide já pode ser encontrado nas trompas. Durante esse trajeto o espermatozoide melhora a sua capacidade reprodutiva. Ao final, apenas um único espermatozoide consegue penetrar no óvulo. Nesse momento a membrana do óvulo transforma-se permitindo a entrada de somente um espermatozoide e impede a entrada de outros. Somente a cabeça desse espermatozoide entra em contato direto com a superfície do óvulo.

Após a entrada do espermatozoide, o óvulo completa o seu amadurecimento para que possa acontecer a combinação do material genético. Os dois núcleos se fundem totalizando 46 cromossomos, ou seja, 23 vindos de origem materna e os outros 23 de origem paterna. Essa é a sequência de eventos que compõe a fecundação.

A fecundação acontece na trompa uterina. O embrião vai então percorrer o trajeto da trompa para a cavidade do útero, seguindo em divisão celular. Esse trajeto dura 5 dias, quando o embrião na fase de blastocisto chega ao útero.

Fixação do embrião (Implantação)

A implantação é a etapa em que o embrião se fixa no endométrio. Sua implantação deve ocorrer nos 3 dias seguintes à sua chegada na cavidade do útero.
.
Além do embrião saudável (euploide) e do endométrio adequado (receptivo) a implantação depende de outros fatores, como: ausência de doenças endócrinas descompensadas na mulher (especialmente hipotireoidismo), ausência de deformações importantes das paredes ou do interior do útero como as causadas por miomas, pólipos ou malformações congênitas.

Quer conhecer mais sobre  Reprodução Assistida? Então acesse o nosso site ou confira outros artigos no blog.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

Post anterior
Principais cuidados nas primeiras semanas da gestação
Próximo post
GESTAÇÃO DE GÊMEOS: um desejo ou preocupação?
Menu

Gostou do texto?